Confira 4 questões resolvidas de probabilidade do ENEM, selecionadas a partir de provas aplicadas em anos recentes (2023 e 2024). Todas fazem parte da disciplina de Matemática da prova e representam o estilo de cobrança do conteúdo nos exames atuais.
As questões estão organizadas em ordem crescente de dificuldade, começando por um exercício mais simples e evoluindo para enunciados mais complexos e interpretativos. Essa abordagem progressiva nos permite praticar esse tema passo a passo, trabalhando gradualmente os diferentes tipos de problemas de probabilidade que costumam aparecer no ENEM.
Tente resolver cada questão antes de conferir a resposta. Todas as resoluções possuem o gabarito e estão comentadas passo a passo. Aproveite para identificar padrões de cobrança, revisar conceitos e se preparar com base em exercícios reais do ENEM. Boa sorte.
Lista de Exercícios de Probabilidade do ENEM com Resolução
1 - (ENEM 2023) No alojamento de uma universidade, há alguns quartos com o padrão superior ao dos demais. Um desses quartos ficou disponível, e muitos estudantes se candidataram para morar no local. Para escolher quem ficará com o quarto, um sorteio será realizado. Para esse sorteio, cartões individuais com os nomes de todos os estudantes inscritos serão depositados em uma urna, sendo que, para cada estudante de primeiro ano, será depositado um único cartão com seu nome; para cada estudante de segundo ano, dois cartões com seu nome; e, para cada estudante de terceiro ano, três cartões com seu nome. Foram inscritos 200 estudantes de primeiro ano, 150 de segundo ano e 100 de terceiro ano. Todos os cartões têm a mesma probabilidade de serem sorteados.
Qual a probabilidade de o vencedor do sorteio ser um estudante de terceiro ano?
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/8
d) 2/9
e) 3/8
👉 Confira a resolução dessa questão de probabilidade do ENEM
2 - (ENEM 2024) Para melhorar o fluxo de ônibus em uma avenida que tem dois semáforos, a prefeitura reduzirá o tempo em que cada sinal ficará vermelho, que atualmente é de 15 segundos a cada 60 segundos. Admita que o instante de chegada de um ônibus a cada semáforo é aleatório.
O engenheiro de tráfego da prefeitura calculou a probabilidade de um ônibus encontrar cada um deles vermelho, obtendo 15/60. A partir daí, estabeleceu uma mesma redução na quantidade do tempo, em segundo, em que cada sinal ficará vermelho, de maneira que a probabilidade de um ônibus encontrar ambos os sinais vermelhos numa mesma viagem seja igual a 4/100, considerando os eventos independentes.
Para isso, a redução do tempo em que o sinal ficará vermelho, em segundo, estabelecida pelo engenheiro foi de
A) 1,35.
B) 3,00.
C) 9,00.
D) 12,60.
E) 13,80.
👉 Confira essa questão de probabilidade do ENEM resolvida
3 - (ENEM 2023 Reaplicação/PPL) Um funcionário de uma loja de computadores misturou, por descuido, três computadores defeituosos com sete computadores perfeitos que estavam no estoque. Uma pequena empresa fez a compra de cinco computadores nessa loja, escolhendo-os aleatoriamente dentre os dez que estavam no estoque.
Qual é a probabilidade de essa empresa ter levado, em sua compra, todos os três computadores defeituosos?
a) 1/72
b) 1/12
c) 1/4
d) 3/10
e) 3/7
👉 Confira a solução dessa questão de probabilidade do ENEM
4 - (ENEM 2024) A criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros de lerem mensagens privadas. Júlio César, imperador romano, utilizava um código para proteger as mensagens enviadas a seus generais. Assim, se a mensagem caísse em mãos inimigas, a informação não poderia ser compreendida. Nesse código, cada letra do alfabeto era substituída pela letra três posições à frente, ou seja, o “A” era substituído pelo “D”, o “B” pelo “E”, o “C” pelo “F”, e assim sucessivamente.

Qualquer código que tenha um padrão de substituição de letras como o descrito é considerado uma Cifra de César ou um Código de César. Note que, para decifrar uma Cifra de César, basta descobrir por qual letra o “A” foi substituído, pois isso define todas as demais substituições a serem feitas.
Uma mensagem, em um alfabeto de 26 letras, foi codificada usando uma Cifra de César. Considere a probabilidade de se descobrir, aleatoriamente, o padrão utilizado nessa codificação, e que uma tentativa frustrada deverá ser eliminada nas tentativas seguintes.
A probabilidade de se descobrir o padrão dessa Cifra de César apenas na terceira tentativa é dada por
a) 1 + 1 + 1
25 25 25
b) 24 + 23 + 1
25 24 23
c) 1 × 1 × 1
25 24 23
d) 24 × 23 × 1
25 25 25
e) 24 × 23 × 1
25 24 23
👉 Veja como resolver essa questão de probabilidade do ENEM
Mais Questões de Probabilidade do ENEM de Provas Anteriores
Se você gostou dessa lista, então aproveite para praticar com mais questões de probabilidade do ENEM, todas são provenientes de provas anteriores e estão resolvidas passo a passo aqui no blog. A lista inclui exercícios com diferentes níveis de dificuldade.
➡️ Ver todas as questões de probabilidade do ENEM com resolução
Ou, se quiser ampliar seu estudo, acesse a seleção completa com questões de matemática do ENEM resolvidas, cobrindo diversos temas como porcentagem, funções, estatística e muito mais:
➕ Explorar todas as questões resolvidas de matemática do ENEM
Um forte abraço e bons estudos.